Meditação Aberta à Visitantes

Hoje em dia, a meditação é assunto comum nas conversas entre pessoas ligadas a alguma forma de espiritualidade, para além de muitos livros serem escritos sobre este tema. Todavia, o assunto deve ser tratado cuidadosamente. A meditação tem força e sentido, pouco compreendidos pelo estudante comum. Ela é capaz de transformar a nossa vida.

A metodologia rosacruz propõe uma técnica especial, desenvolvida através dos séculos, pela qual o Eu é preparado para alcançar a completa harmonização e identificação com a Consciência Interior.

Ao fazermos contato com o Eu interior, que esperamos dele? Que ideias e pensamentos podem impressionar-nos? Certamente não podemos esperar que o Eu interior justifique muitas ações e pensamentos a que nos entregamos no momento. O elevado padrão ético de conduta que Ele nos infundirá poderá constituir grande desapontamento.

Devido a isto muitos abandonam a prática da meditação, a fim de evitar alterações no seu costumeiro padrão de pensamento e comportamento.

A meditação coloca-nos em contato direto com a consciência anímica, que é Amor

– Deus em nós. Pela prática da meditação, mudamos o nosso modelo mental para pensamentos mais positivos e para ideias mais elevadas. Por este meio podemos esperar contatos com a consciência da alma e receber impressões que nos ajudarão a construir uma vida harmoniosa e a encontrar soluções criativas para os problemas pessoais.

A ponte que começamos a edificar entre o eu exterior e o interior deve contar com alicerces muito sólidos. A estrutura do nosso comportamento objetivo deve estar firmemente edificada, pedra sobre pedra, com bons pensamentos, boas ações, e com o aprimoramento da nossa vida intelectual e emocional. Tais alicerces são edificados através dos ensinamentos rosacruzes que, com a sua valiosa orientação e os seus exercícios, constituem a preparação importante para o contacto com o Ser interior. Podemos ver que a meditação é um importante fator nos nossos desempenhos na vida, e produz mais paz, equilíbrio e harmonia em todo os aspetos.

A meditação tem sido definida como caminho para a iluminação interior e ligada a aspetos religiosos. Entretanto, a técnica rosacruz é simples, tendo sido desenvolvida através de longo período de tempo e está muito mais ligada à vida prática do ser humano.

Os principais elementos para uma meditação proveitosa são a concentração, o relaxamento e a motivação justa e sincera.

Para a prática da meditação, devemos estar perfeitamente relaxados e desligados do nosso ambiente físico. Seguidamente devemos orientar a consciência para o nosso íntimo, através da concentração para este Ser que sentimos. Devemos manter-nos completamente passivos contemplando a nossa alma que ouve, vê e sente. Quanto maior a atenção colocarmos neste Ser interno, maior o proveito e perfeição do contato.

Devemos colocar-nos em meditação apenas por poucos minutos, uma ou duas vezes por dia, se possível. Períodos mais longos não aumentarão necessariamente, o nosso proveito.

Durante as nossas meditações poderemos ser inspirados com ideias e soluções para as questões importantes da nossa vida, bem como experimentaremos paz e harmonia. A prática regular proporcionar-nos-á estímulo, coragem e energia, não apenas para nós mesmos, mas ajudando assim todos aqueles com quem nos relacionamos.